Boas vindas!

Caro leitor, eramos apenas algumas amigas que isoladamente trocavam livros entre si. Até que um dia, a Bia leu o livro"A sociedade literária da casca de batata" e me presenteou com ele (junto com um recadinho) - e nós (Valkiria, Bia, Eliane, Angela, Arlete, Renata, Sabryna, Camila, Raíssa, Diu, Rosângela) inspiradas na idéia resolvemos formalizar nossas trocas, não no sentido chato, mas em possibilitar encontros onde iríamos discutir cada um dos livros em sua essência. Além disso, oportunizaria nossos encontros para colocarmos a conversa em dia, o que acaba rendendo muitas risadas, por isso o nome. Além disso, nos tornamos conhecedoras das cafeterias da cidade e com certeza tambem ótimas críticas literárias e gourmet. Um grande beijo para vc que nos acessou, vamos tentar sempre deixar esse espaço atualizado.Valkiria

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mapa do Paraná / vc sabe onde estão esses mapas em alto relevo?


PANORAMA
Projetado pelo engenheiro e arquiteto paranaense David Azambuja, foi construído durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955) e inaugurado pelo então Presidente João Café Filho, no dia 19 de dezembro de 1954, durante os festejos de Primeiro Centenário, contados desde a Emancipação Política do Estado do Paraná.
O Palácio Iguaçu está localizado e pertence ao projeto do Centro Cívico. Esse espaço da capital foi traçado pelo arquiteto paranaense Francisco Villanova Artigas e é o primeiro bairro do Brasil criado especialmente para abrigar prédios e repartições públicas, integrando assim, em uma mesma zona urbana, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do governo. Como edifício do Executivo, o Palácio Iguaçu tem área construída de 15.941 m² distribuída em quatro andares funcionais distintos.
Na esplanada frontal ao prédio, dominada pela fachada funcionalista, em vidros e com um único balcão externo, destacam-se as bandeiras cívicas, os desníveis monumentais em degraus e os amplos jardins da praça Nossa Senhora Salete, em torno da qual se organizam os edifícios dos três poderes.

Na parede externa à esquerda do Palácio, para quem está de frente para a fachada principal da praça, o consagrado artista plástico Napoleon Potiguara Lazzarotto - Poty executou o mural "Paraná", medindo 6,50mx17,30m e onde estão registradas as origens do estado, em diversos momentos da sua História e nas perspectivas do seu desenvolvimento, tanto político quanto social e econômico.
Nos jardins posteriores ao Palácio encontra-se esculpido no piso, por Miguel Roger e em alto relevo, o mapa do Paraná, onde podem ser observados, em escala cartográfica, os três planaltos do relevo estadual, a Serra do Mar e o litoral, propiciando aos visitantes a noção exata do suporte natural existente em 200 mil Km². A vegetação ali é austera e baixa, com gramas e arbustos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário