Boas vindas!

Caro leitor, eramos apenas algumas amigas que isoladamente trocavam livros entre si. Até que um dia, a Bia leu o livro"A sociedade literária da casca de batata" e me presenteou com ele (junto com um recadinho) - e nós (Valkiria, Bia, Eliane, Angela, Arlete, Renata, Sabryna, Camila, Raíssa, Diu, Rosângela) inspiradas na idéia resolvemos formalizar nossas trocas, não no sentido chato, mas em possibilitar encontros onde iríamos discutir cada um dos livros em sua essência. Além disso, oportunizaria nossos encontros para colocarmos a conversa em dia, o que acaba rendendo muitas risadas, por isso o nome. Além disso, nos tornamos conhecedoras das cafeterias da cidade e com certeza tambem ótimas críticas literárias e gourmet. Um grande beijo para vc que nos acessou, vamos tentar sempre deixar esse espaço atualizado.Valkiria

Educadores indicam livros para formação intelectual das crianças


14/01/2010 - 21h02

Educadores indicam livros para formação intelectual das crianças

da Livraria da Folha
Com que idade as crianças devem começar a ter contato com a leitura? Quais os livros que elas devem ler? Será que existe alguma ordem a ser seguida ou livros mais recomendados para uma determinada idade? Para ajudar a orientar pais que tenham este tipo de questionamento, dezoito educadores selecionaram 204 obras que consideram essenciais para serem lidas pelas crianças e jovens dos 2 até os 18 anos de idade. A ideia é que cada mês a criança leia pelo menos um livro. A lista completa está neste site.
Divulgação
O livro apresenta poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar e o brejo.
O livro apresenta poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar e o brejo.
Os educadores começam selecionando livros com histórias em formato de poesias, como "Bem-te-vi", onde o autor brinca de forma simples com as palavras envolvendo as crianças no jogo de rimas. O livro apresenta alguns poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar, o brejo, os palhaços, entre outros.
Outra obra recomendada para ser lida ao bebês é o livro"Tanto, Tanto" mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade. Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro foi incluído no Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE-99.
Aos 5 anos a indicação é por livros como "O Príncipe sem Sonhos", que conta a história de um príncipe dos dias de hoje, uma criança que tem tudo, mas precisa aprender a sonhar.
Divulgação
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis.
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis.
Aos 8 anos a imaginação pode ser estimulada com o livro*"Tudo É Possível", que conta a história de Lucas, um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, o livro faz uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricos como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.
Com 10 anos, os educadores sugerem obras como a coleção "Judy Moody", os livros, com capas coloridas e vibrantes contam histórias que têm tudo a ver com o universo feminino. Além disso, tratam de assuntos importantes abordados na escola, como meio ambiente, de forma divertida e despretensiosa. As obras atraem especialmente as meninas, pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de uma garota e suas amigas. Para os meninos, o educadores recomendam as aventuras de"Chiclete, O Incrível Garoto que Encolhe". Estes livros atraem especialmente os meninos pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de um garoto.
"Os Lusíadas", é leitura recomendada aos 15 anos de idade. O volume que marcou a consolidação da Língua Portuguesa foi adaptada pela editora Ática, mesclando episódios importantes da obra com as respectivas explicações. Para exaltar a grandeza da nação Portuguesa, Camões escolheu o gênero épico, o mesmo utilizado por Homero na Ilíada.
Aos 18 anos os jovens já estarão lendo livros mais densos como os clássicos "Crime e Castigo", escrito em meados do século 19, o enredo conta a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante pobre e desesperado que assassina uma mulher. Ou ainda "O Velho e o Mar", uma obra-prima do nosso tempo, que conta a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida.