O livro foi publicado em 1678, considerado como uma alegoria à vida cristã e, após a bíblia, o livro mais conhecido e lido no mundo cristão. Somos peregrinos numa viagem, onde são muitas as ciladas e momentos que podem trazer desânimo. O livro chama a atenção para a necessidade de se manter firme na fé, apesar dos percalços do caminho. O livro é respaldado por passagens bíblicas.
É curioso como os personagens e locais são denominados, como por exemplo entre os personagens: Volúvel, Tagarela, Vergonha, Ignorância, Fiel, Bajulação, Sr. Malicioso, Sr. Implacável, Sr. Capacho, Sr. Duras Caras, Sr. Amor ao Dinheiro, Interesse Próprio, para citar alguns.
Locais: Cidade da Destruição, Pântano do Desânimo, Montanhas Aprazíveis, Vale da Humilhação, Castelo da Dúvida, Feira das Vaidades, Vale da Sombra da Morte, entre outros.
Essas denominações nos fazem pensar em como nos relacionaríamos se os nomes das pessoas deixassem transparente seu caráter. Da mesma forma, que bom seria se os desvios dos caminhos estivessem sinalizados nos seus nomes com o perigo que representam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário